O estudante (The first grader)

Filme: O estudante (The First Grader)

Direção: Justin Chadwick

Ano: 2010

O radialista transmite a notícia: “- O governo anuncia ensino gratuito para todos”. As pessoas têm que  levar a certidão de nascimento para matricular os alunos na escola primária.

Maruge, o habitante local de 84 anos, tem o sonho de aprender a ler e escrever, ao ouvir na rádio corre com seu documento para a escola. Há muitos pais correndo eufóricos com os documentos dos filhos em mãos. Ele encontra o portão da escola fechado e o marido da administradora da escola,Jane, chama-a para falar com este senhor. Jane explica: “- Isto é uma escola infantil”. Mas, Maruge que é analfabeto argumenta:  ” – Eu escutei na rádio com meus próprios ouvidos”. Jane devolve: ” Isto é uma escola infantil. Eles estão falando de crianças e não de adultos”.

E assim se desenrola esta história verídica de kmani Ng’ang’a Maruge (1920-2009)  que lutou insistentemente pelo direito de frequentar a escola pela primeira vez, mesmo com tantas negativas e adversidades. Aprender a ler era seu maior sonho para realizar um objetivo em sua vida.  Com sua persistência, consegue estudar em  uma sala com crianças de seis anos. Mas, Maruge não é só um aluno, com sua sabedoria mostra-se um bom professor!

A história de Maruge nos faz refletir sobre o direito à educação e mesmo em um país como nosso onde esse direito é garantido,  as pessoas entendem  a vontade de uma pessoa idosa de estudar? Existe idade para começar?  Maruge nos traz essas respostas.

Um pensamento sobre “O estudante (The first grader)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s