Som e fúria

Filme: Som e Fúria

Direção: Josh Aronson.

Ano: 2000

LIBRAS ou Implante Coclear? O que é melhor?

LIBRAS é a Língua Brasileira de Sinais. Trata-se de uma língua de modalidade espaciovisual, muito utilizada pelos Surdos. Essa língua contribui para a formação da identidade  e da cultura Surda. Por meio da LIBRAS o Surdo se constitui como sujeito.

 

Implante Coclear é um dispositivo de alta tecnologia que é colocado no paciente por meio de ato cirúrgico. O implante pode ser usado por pessoas que possuem surdez de grau severo à profundo, que não conseguem ouvir com aparelhos auditivos. Após o implante, e com terapias fonoaudiológicas, o paciente pode ouvir e desenvolver uma linguagem fluente, como um ouvinte.

 

O documentário Som e Fúria conta a história de dois irmãos. Um nasceu surdo e outro não. Ambos cresceram e constituíram suas famílias.

O irmão surdo teve três filhos. Todos surdos. E ficou muito feliz quando soube, pois todos os filhos eram como ele. Porém, sua filha mais velha, aos 5 anos, diz que quer o implante coclear, para ouvir tudo, e ouvir as amigas. O pai não aprova a ideia. Defende que a menina, assim como sua família, ficará melhor utilizando a língua de sinais e se envolvendo plenamente numa comunidade surda.

Já o irmão ouvinte teve filhos gêmeos. Um surdo e um ouvinte. O pai ficou arrasado ao saber da surdez do filho. E, juntamente com a esposa, decidiram fazer o implante coclear, para que a criança tivesse mais oportunidades. A criança foi implantada e começou a desenvolver a fala gradativamente. Os pais ficaram muito felizes com o progresso de seu filho. A mãe disse que se tivesse outro filho surdo faria o implante novamente, pois assim a criança teria mais oportunidades de desenvolvimento. Embora o pequeno implantado tivesse  o inglês como língua materna, poderia usar a língua de sinais para se comunicar com os surdos da família, ou qualquer outro surdo.

 

O documentário mostra muita divergência de opinião entre as duas famílias. Vale a pena conferir.

Quando você terminar  de assistir o filme, responda: O que é melhor: LIBRAS ou Implante Coclear?

 

3 pensamentos sobre “Som e fúria

  1. Realmente é uma polêmica. Estou fazendo aula de Libras e estou gostando muito. Chegamos a discutir sobre o transplante e um grande fator deve ser levado em conta: é uma cirurgia MUITO cara, ou seja, não é uma opção tão acessível assim.
    Há uma rixa entre xs Surdxs e xs transplantadxs, pois xs Surdxs possuem uma cultura própria, por isso Surdxs com S maiúsculo.
    Sem contar que a Libras só foi considerada língua brasileira em 2008, ainda estamos engatinhando nesse sentido, ainda temos muito o que conquistar.

  2. Cara! Que coisa louca! Fiquei super instigada com essa apresentação do filme! Parece ser muito interessante. O assunto é bastante polêmico e eu, assim como a Gra, não tenho opinão formada para o assunto. Quero muito assistir!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s